Origami e Vibração de Paz

imagem do google
O origami é uma arte que utiliza o papel como base, e na raiz desta palavra oriental que é "ORU" dobrar e "Kami", papel diz do que se trata. A arte de dobrar papel e criar formas é muita antiga, e "só a partir do Período Edo(até 1868), uma época marcada pela paz e pelo florescimento de todas as artes japonesas, o origami passou a ser praticado em especial por mulheres e crianças, independente da classe social,[...]" ¹

"No ano de 1797, foi publicado, no Japão, o livro Senbazuru Orikata ou Maneiras de dobrar mil tsurus, onde pela primeira vez, apareceram os diagramas que ensinavam a sequência de dobras dos origami." ² Depois vieram as publicações ocidentais através do intercambio de artistas até conhecermos hoje diversos mestres que através de suas dobras, criam verdadeiras obras de arte.  Como Satoshi Kamiya que desde criança iniciou nesta arte, hoje tendo modelos que duram horas para serem confeccionados, sem mencionar a elaboração do mesmo. E no Brasil a principal representante da arte é a professora Mari Kanegae, que regularmente dá aulas de origami na Aliança Cultural Brasil-Japão.

Além disso, nos estudos do Dr. Masaru Emoto pôde-se observar em microscópio, moléculas de água expostas a diversos tipos de sons e sentimentos e como reagiam de forma diferente a estes estímulos. Nos demonstrando como nosso pensamentos e sentimentos influenciam e impregnam nosso entorno.

Há uma lenda no origami que diz que aquele que dobrar mil pássaros grou (tsuru), pode ter seu pedido atendido, desde que dobrados com a mesma intenção. Por conta desta lenda uma menina Sadako Sasaki iniciou as dobras no hospital, enquanto se tratava de Leucemia, resultado da radiação da bomba em Hiroshima. Levado por uma amiga que lhe contou a respeito da lenda, iniciou seus tsurus pedindo para que recupera-se a saúde, mas durante o processo começou a pedir pela Paz Mundial.

Em que as moléculas de água se relacionam com o dobrar papel? A resposta é simples, inspirado na lenda os amigos de Sadako terminaram as dobras dos mil pássaros, pois esta morreu antes de os concluir. Depois se uniram com as escolas do Japão e construiram o Monumento pela Paz das Crianças em Hiroshima.E esta é a mensagem impressa neste pássaro.
imagem do google

Minha escolha ao dobrar o Tsuru, e o que naturalmente sinto, quase sempre é gratidão. Gratidão por nesta vida encontrar esta arte e partilhar com outros esta maravilha. Já entreguei este pássaro a pessoas que o receberam com lágrimas aos olhos e sem dizer palavra, sabíamos exatamente o que estava a ser dito.

Dobrar mil pássaros tsuru é uma bela experiência e preenche-los de significado é uma escolha.

1. Abe, Keiko. Aprenda a fazer origami: passo a passo. São Paulo: Editora JBC, 2007.
2. Santa Rosa, Nereide Schilaro. "Origami" In: Papel e tinta: Artes do Japão. São Paulo: Editora Callis, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas