A Mulher: o tempo e a benção parte II

 Mulher: a benção

feira orgânica de guarulhos
Quando pensamos em bençãos podemos pensar em diversas coisas. No entanto, uma e apenas uma é essncial para desfrutar destas bençãos: a vida. Seja ela como for, segundo Estés o que a vida não pode ser é vivida pela metade, e essa é uma das funções da ancestral sábia. Ensinar a viver de verdade.
As histórias por vezes, nos levam, e nos permitem ir a lugares distantes e desconhecidos, um jeito que a alma têm de dizer de outra maneira sobre realidades que transcendem o tempo. Assim quem sabe, ressignificar idéias e até dar algum sentido à estas que pareciam perdidas.

Nas histórias, a dupla da mais nova e da mais velha juntas assume a missão de dar muitas bênçãos necessárias uma à outra para seguir adiante, sair-se bem, ser corajosa e audaz, e levar o tipo de vida na qual as almas são bem nutridas.

[...]
E o que deveria fazer uma mulher que perdeu o contato com um ou com o outro aspecto dessa preciosa natureza dupla dentro de si mesma, seja o espírito para sempre jovem, seja a anciã conselheira... aqueles aspectos exatos que tornam uma mulher uma "grande" neta, uma "grande" avó, uma "grande" alma?

feira orgânica de guarulhos
Receber a "bênção" para viver de verdade... Às vezes passamos toda a nossa vida a espera da " bênção", daquela que abra totalmente os portões: "Ande, sim, seja a força que você está destinada a ser... Ande, sim, viva como um ser pleno o tempo todo, até seus limites mais distantes."

Uma bênção não faz com que você ganhe alguma coisa, mas, na verdade, faz com que você use alguma coisa - algo que você já possui -, o dom que nasceu junto com você no dia em que você se lembre totalmente de quem é, e faça bom uso da magnitude que nasceu embutida no seu eu precioso e indomável.

feira orgânica de guarulhos 

Se você esteve esperando por esta bênção, peço-lhe que não espere mais, pois as bênçãos que aplicar sobre a sua cabeça se baseiam na visão comprovada dos atributos inatos e eternos da sua alma. E quem ousaria dizer que consegue enxergar esses atributos?[...]

Saiba que você é abençoada, apesar das limitações, quedas, tempo perdido, certezas, perspicácias e insatisfações, pois tudo isso é combustível para avançar.

Desde sempre esteve esperando por você na sua floresta interior, uma mulher, a maior das maiores, sentada a beira da maior das maiores fogueiras. Apesar de você atravessar a escuridão esmagadora para criar diamantes, ou o deserto que a priva de tudo mas que a sustenta com sua água oculta, apesar de ter de se desviar ao chegar ao rio para ser transportada por sobre as corredeiras por mãos invisíveis... apesar de toda e qualquer luta... aquela mulher, a maior das maiores, em pleno espírito, está a sua espera, enviando pacientemente mensagens pelo sistema de raízes da sua psique de todos os modos possíveis. Esse é o trabalho dela, o maior dos maiores. E o maior dos maiores trabalhos que cabem a você é encontra-la e mantê-la para sempre.
Há quem diga que bênçãos são apenas palavras. Mas, minha filha, tendo em vista sua esperança, sua capacidade para amar, seu anseio pela alma e pelo espírito, sua carga criativa, seu interesse e fascínio por viver a vida plenamente, essa bênção para você não é só "palavras". Digo-lhe que esta bênção é profecia.


"Quando uma pessoa vive de verdade, 
todos os outros também vivem."


(Estés, Clarissa pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.)


O elaborar de idéias se faz muito importante, o contato com a alma, com a própria natureza.  Questão que a mulher fez e faz, quando iniciou a mudança de postura perante a sociedade, esta começou a rever conceitos e padrões. Permitiu ao homem, inevitalmente rever seu lugar, estando ainda ambos a descobrir essa identidade, que sem qualquer parâmetro, tende a ser criado, já que os antigos modelos não servem. E para isso o que poderia ser dito? Quem daria uma resposta tão plena e sábia?
Talvez o melhor a ser dito seja apenas uma benção que nos deixa livres, nos abençoa e põe adiante, à um nível pessoal, social e global:

"Quando uma pessoa vive de verdade, 
todos os outros também vivem."



 O castelo animado (2004) é um filme de animação, do diretor Hayao Miyazaki, mesmo de A viagem de Chihiro onde pode ser encontrado uma jovem  que é jovem enquanto velha e velha enquanto jovem, como no título do livro de Estés. Realmente o que na minha opinião é um conto de fadas, sem deixar de surprender por algumas cenas impressionantes.






Comentários

Postagens mais visitadas